sexta-feira, 23 de abril de 2010

Mansao,bilhetes,conspiraçao...

Saber o que aconteceu nos últimos momentos de Michael Jackson é uma tarefa complicada e talvez impossível.

Surgem conspirações a todo instante. Além da conspiração absurda de que ele estaria vivo, escondido e teria forjado sua própria morte, existem outras (tão malucas quanto essa). Uma delas diz que Michael foi morto pelos Illuminati, numa conspiração racista. O próprio Michael teria denunciado que estava ameaçado por este grupo. E o pior é que tem fãs acreditando e divulgando essa idéia rdícula!

Eu realmente não entendo porque algumas pessoas ficam "conspirando" sobre conspirações, teorias sem cabimento, a maioria delas plantadas por tablóides vagabundos como o "The Sun"! Acho isso um prazer tão mórbido!

Bom... enquanto boatos vão surgindo e o mistério em torno da morte dele faz as pessoas darem asas à imaginação, prefiro agora comentar algumas coisas mais concretas, divulgadas pela mídia mais séria, mais comprometida com a verdade.

Primeiro vou falar do programa exibido pelo SBT, na quarta-feira, dia 16 de setembro. Eu tinha dúvidas se ia assistir ao programa todo porque infelizmente, a maioria dos programas que têm falado de Michael só exibe especulações e notícias falsas de tablóides sensacionalistas. Ficam falando dos "pais" de seus filhos, das "provas" de que ele estaria vivo, das plásticas que ele fez (e das que não fez), do nariz dele que teria sumido, do "clareamento de pele" e todo tipo de mentiras, conspirações e boatos maldosos.

Mesmo assim, seria um programa sobre MICHAEL JACKSON, sobre a mansão onde ele passou seus últimos meses de vida. Pensei: "vou ver, e se não me agradar, páro de ver e pronto". Já esperando que algo de podre pudesse aparecer no meio do programa comecei a ver com ceticismo. Mas... pra minha surpresa, o programa SBT Repórter foi conduzido com bastante respeito e profissionalismo. Só detestei aquelas dublagens nas entrevistas (prefiro legendas pra ouvir as vozes originais, como a Globo faz).

O que pude perceber no programa é que Michael estava bem, estava feliz, muito empolgado com a turnê... Vivia num casa deslumbrante, com todo conforto e requinte. Como um legítimo REI. Seu organismo devia estar internamente enfraquecido e saturado de remédios (os legistas encontraram muitos remédios em seu estômago, em seu sangue). Mas externamente ele tinha energia pra fazer os shows.

Outra coisa que percebi é que ele, como todo mundo, tinha faces e fases.
Por exemplo: uns dizem que ele era extremamente tímido. Outros, que ele era extrovertido e brincalhão. Um amigo dele disse que ele adorava comer. Já a ex-cozinheira disse que ele comia pouco e ficava muito tempo sozinho no seu quarto.

Mas é bom lembrar que essas pessoas conviveram com Michael em épocas e circustâncias diferentes. Segundo o biógrafo J. Randy Taraborrelli, Michael passou a ser um homem muito mais seguro e feliz depois do nascimento de seus três filhos. Nos tempos turbulentos passados na casa de Encino, quando seus pais estavam brigados mas viviam na mesma casa, não só Michael, mas também os irmãos Randy, LaToya e Janet preferiam mesmo ficar em seus quartos do que esbarrar com o pai pelos corredores da mansão.

Eu li que Michael fazia as três refeições com os filhos, o que foi confirmado pelo documentário do SBT. E li que ele queria um dia chegar a fazer apenas uma refeição por dia. Mas... seu amigo disse que ele adorava comer, então... acredito que ele também tinha uma personalidade bem "mutante". O que na verdade o faz mais normal, porque todos nós somos assim: hoje quero me vestir de azul, amanhã de vermelho. Hoje quero ouvir rock, amanhã música clássica. Hoje penso em fazer uma dieta alimentar e comer só legumes, amanhã me entupo de lasanha. Creio que ninguém é uma coisa só o tempo todo. Assim seria muito chato, né?

Bom... eu acho que o Michael estava vivendo a vida mais próximo do normal possível em seus últimos dias.


Aqui está a reportagem do SBT, completa:











Uma reportagem que saiu em diversos sites da net, conta que foram encontrados bilhetes no quarto de Michael e a maioria desses sites disse que eles "revelam confusão mental". Preocupada, fui ver esses bilhetes e... surpresa! Vi um Michael otimista e com fé no futuro!

Eis os bilhetes:

"Amor, violência nunca."
"Crianças são doces".
"Crianças são inocentes".
"Lembre-se da promessa de um belo futuro".
"Sou grato por ser um ímã para milagres".

Bom... no primeiro ele fala de amor, de sua capacidade de amar. Mostra bem o coração que ele tinha.
No segundo e no terceiro, ele deixa claro o que todo mundo sabe: ele sempre confiou muito mais nas crianças do que nos adultos, e reafirma as coisas que ele mais admirava em uma criança e porque gostava tanto de estar com elas.
No quarto ele demosntra que tinha esperanças de ter um futuro feliz, com seus filhos e também em sua carreira, pelo que entendo.
E no quinto ele diz uma coisa parecida com o que disse à Oprah Winfrey em 1993, quando se auto-definiu como um "instrumento da natureza". Pode ser também que os amigos dele estejam certos em achar que ele tenha procurado algum programa de auto-ajuda pra superar a dependência química, já que essa expressão "ímã para milagres" é bem específica nos EUA e é usadas nesses programas.

Uma coisa é certa: Michael queria viver, estava focado na turnê e estava lutando pra não deixar seu vício em remédios derrubá-lo. Michael estava tão dependente deles que já não conseguia dormir sem eles. Mas apesar disso, ele queria vencer, planejava ser feliz e acreditava em um futuro promissor.

Outros bilhetes dele eram apenas lembretes:

"Cante 'We are the world' no show".
"Ligar para Temperton".

Algumas pessoas acham estranho ele ter escrito bilhetes pra se lembrar de coisas que tinha que fazer. Pois eu não vejo nada demais nisso! Eu sou bem mais jovem do que ele era e faço isso! Ele tomava muitos remédios, dormia mal, estava cansado, trabalhando muito e com muitas coisas pra pensar, muitas responsabilidades. Então, o que tem demais nesses lembretes? A mídia e muitas pessoas adoravam fazer tempestade em copo d'água!

Pra mim, isso não é "confusão mental", é organização. Ele era um cara responsável e ciente de seus compromissos. Vejo aí um Michael centrado e maduro, o que transparece no comportamento de seus filhos, que revelam a ótima criação que estavam recebendo do pai.

Por esses bilhetes e pelo que os amigos disseram no programa do SBT, eu acredito mesmo que ele estava bem. Pode sim, ter previsto sua morte anos antes. Mas com certeza, não imaginava que ela fosse acontecer AGORA.

Essa é a minha impressão...

Nenhum comentário:

Postar um comentário